quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Prêmio Capixaba de Jornalismo

A Rede Gazeta levou 10 dos 20 prêmios do 14º Prêmio Capixaba de Jornalismo, cujo resultado final foi divulgado na tarde de segunda-feira. O Fotojornalismo de A GAZETA foi o grande destaque, pois conquistou todos as três colocações da premiação.

Em primeiro, ficou o fotógrafo Marcos Fernandez, com a imagem “Presos”, que mostra a contagem dos detentos, no DPJ de Vila Velha, após uma fuga. “A foto mostra a realidade da superlotação nas cadeias do Estado. Não tinha espaço para fazer a foto, mas vi uma pessoa observando do prédio ao lado e pedi para ir até lá fotografar”, conta Marcos. Ricardo Medeiros e Chico Guedes também tiveram suas fotos premiadas este ano, conquistando o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

Na categoria Jornalismo Impresso, os repórteres Aglisson de Souza Lopes, Mikaella Campos Almeida e Ana Paula Miranda Costa, do Notícia Agora, conquistaram o primeiro lugar, com a matéria especial “A via-crúcis da cidadania”. Publicada em 18 de novembro de 2007, a reportagem mostrou a dura realidade dos capixabas que precisam madrugar para ter acesso a serviços públicos, como tirar um documento de identidade ou conseguir uma consulta em um posto de saúde. Destacando a força do trabalho em equipe, para os repórteres envolvidos, o grande diferencial da matéria são as histórias de sofrimento e indignação, de pessoas que no dia-a-dia, precisam acordar de madrugada para conseguir fazer valer seus direitos.

O destino dos royalties do petróleo, que jorram no interior do Estado, foi o tema premiado em segundo lugar, com a matéria “Para onde vai (e não vai) o dinheiro do petróleo”, das repórteres Denise Zandonadi e Rosângela Venturi, de A GAZETA.

No Telejornalismo e na Cinegrafia, dois prêmios foram concedidos aos veículos da Rede Gazeta. Já o Radiojornalismo conquistou o terceiro lugar. A apuração foi concorrida. Ao todo, 262 reportagens de todo o Estado foram inscritas e analisadas por 15 jurados. Além dos três primeiros lugares, também foi concedida premiação pelo voto popular, do qual participam os dez finalistas de cada categoria.

Nenhum comentário: