quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Vitória?

TAM confunde capital do ES com Vitória da Conquista

A capital do Espírito Santo é Vitória da Conquista e as panelas de barro são produzidas apenas na quaresma para encorpar feijão. Esta afirmação, considerada absurda pelos capixabas e por qualquer pessoa que se dê o trabalho de uma rápida pesquisa na internet, foi incrivelmente publicada na revista distribuída para os passageiros da empresa aérea TAM, no mês de janeiro.

Este "descuido" da publicação gerou a indignação da Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB), que com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (setur), encaminhou um pedido de retratação à empresa. A TAM, de acordo com a Setur, se prontificou a escrever uma nova matéria sobre Vitória. "Acho um absurdo, um equívoco desagradável, mas nós temos como contornar e este é o nosso papel", afirmou o secretário de Turismo, Marcus Vicente.

Segundo a ESC&VB, em nota oficial divulgada à imprensa, os "absurdos" apontam a falta de conhecimento que, de modo geral, os jornalistas e a população brasileira possuem do destino capixaba. A entidade também afirmou que o fato deve servir para sensibilizar os Governos Estadual e Municipais para que atuem mais incisivamente em campanhas de promoção, aproveitando a vocação natural do Espírito Santo ao turismo.

A matéria, que teve o título "Arte que une água, terra, fogo e ar" e falava sobre a arte da panela de barro, chamava a capital do Estado de Vitória da Conquista e cometia outros erros como indicar que a panelas serviam para "deixar o caldo de feijão encorpado e a farofa soltinha", além de omitir o uso das panelas para a realização da tradicional moqueca capixaba.

Um comentário:

Katarine Rosalem disse...

Patético, absurdo e desagradável. detestei todas as matérias que já vi sobre nosso Estado feitas por jornalistas de outros estados.
Outro dia o Mais Você mostrou uma matéria sobre Vitória, a Capital do ES.
Mas a maioria dos takes mostravam Vila Velha (e a repórter falava de Vitória), e o que foi mostrado da nossa capital em nada condiz com tudo o que temos de melhor. Sem contar que depois a repórter foi para Domingos Martis e mostrou a cultura Pomerana.
Mas a matéria não era sobre Vitória?
Francamente...
No mais.... bjos!